Raça Shih-Tzu

Estes cãezinhos são conhecidos por serem muito companheiros, os Shih Tzus não têm instinto de caça, o propósito de suas vidas é amar e ser amado pelos seus pais humanos, sendo um incrível cão de companhia.

 

Sempre prontos para receber carinho, são muito dóceis e amigáveis com crianças e outros cães. Definitivamente eles são cachorros de ambientes internos e se adaptam muito bem a apartamentos por serem pequenos e não precisarem de muito espaço para se movimentar, porém, isso não exclui a necessidade de exercícios físicos regulares.

 

Os Shih Tzus se adaptam muito bem a diferentes situações, quando você quiser caminhar eles estarão ao seu lado, ou, quando quiser tirar uma soneca, também estarão. O Shih Tzu possui características muito particulares de sua raça, que envolvem a obediência, por exemplo. Não se deve esperar atividade de proteção à família ou à casa, pois eles se destacam mais como bons companheiros e não como protetores.

 

Caso você deseje treinar o seu Shih Tzu para responder a comandos, deve ter bastante paciência e consistência: são cães inteligentes, mas podem demorar de 40 a 50 repetições de comando para aprender um truque, por exemplo. Eles podem ser um pouco teimosos, mas não é característica marcante da raça. São brincalhões e muito arteiros, capazes de roubar o seu chinelo só para você correr atrás e brincar com ele.

 

São independentes, mas gostam de companhia, por isso, é necessário auxiliá-lo para que não desenvolva ansiedade de separação. Os Shih Tzus são muito sociáveis e podem se tornar bons amigos de outros animais.

Shih Tzus podem possuir até 19 combinações de cores na pelagem, mas geralmente eles possuem uma faixa branca na parte da frente da cabeça e pelos brancos também na cauda. O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa, são ótimas opções para apartamento.

Cuidados especiais

Os Shih Tzus possuem uma pelagem longa e fina, que pode embolar e fazer nós que machucam a pele do animal. Por isso, uma escovação frequente é importante, bem como uma tosa mensal principalmente na região dos olhos, para evitar que os pelos impossibilitem a boa visão do seu cãozinho.

 

Banhos semanais ou quinzenais são importantes e lembre-se: é preciso tomar cuidado para não entrar água no ouvido, pois pode causar otites. Se não ocorrer o desgaste natural das unhas por passear em pisos ásperos, deve-se providenciar o corte de unhas a cada 45 dias, em média. Aposte em bifinhos, ossinhos, biscoitos e muitos brinquedos para deixar o seu Shih Tzu feliz e saudável.

Os olhos do Shih Tzu são proeminentes, além de estarem expostos a muitos pelos em volta, por isso é importante manter seus olhos bem limpos e você pode usar um lenço umedecido para limpá-los. Essa raça adora brincar. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente. Eles adoram jogos dentro de casa, mas isso não elimina sua necessidade de passear.

​​​PetNany ​© 2020 | Orgulhosamente criado pela equipe PetNany

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

(11) 95001-5054 | (15) 99643-0050

Ibiúna • São Paulo/SP